PROTOCOLO DE JEJUM SEGURO E HUMANIZADO

O serviço de nutrição HAN segue periodicamente apresentando o protocolo de jejum seguro e humanizado para as equipes plantonistas afim de orientar a todos e implantar a cultura da abreviação de jejum e beneficiar nossos pacientes cirúrgicos.

A abreviação de jejum traz uma série de benefícios para o paciente, como a diminuição do estresse cirúrgico, redução da ansiedade e conforte do alívio da sede. Previne o risco da inflamação da ferida operatória do paciente, o que melhora o processo de cicatrização. Isso contribui ainda para a redução do tempo de permanência no internamento, permitindo uma liberação mais rápida do leito e, como consequência, diminuindo o custo hospitalar.
.
Para a abreviação do jejum, o setor de nutrição utiliza água com maltodextrina, um carboidrato (açúcar) de absorção rápida, que melhora a taxa glicêmica do paciente e pode ser ingerido até duas horas antes da cirurgia. É um líquido sem resíduos e ofertado no tempo indicado (2hs antes da cirurgia ) e que não confere risco de broncoaspiracão.