Pesquisa em Insuficiência Cardíaca Avançada
O Programa de Insuficiência Cardíaca do Hospital Ana Nery é um projeto pioneiro na Bahia e oportuniza ao usuário acometido por IC em situação de vulnerabilidade o atendimento especializado em serviço terciário face a complexidade desse agravo e aos profissionais envolvidos no atendimento a construção de cuidado centrado na pessoa. Desde a sua implementação o Programa fornece suporte a 360 pacientes, realizando atendimentos semanais, reduzindo o índice de re-hospitalizações em até 80%.
Este projeto tem o objetivo de viabilizar a atenção otimizada voltada para o reconhecimento precoce e a prevenção de sintomas de descompensação, com consequente redução em re-hospitalizações, adotando estratégias de cuidado multidisciplinar com orientações e medidas específicas para IC no período de hospitalização e no pós-alta hospitalar.

Heart Team
O Heart Team (time do coração) é uma proposta do Hospital Ana Nery implementada em 2017, que reúne uma equipe de cirurgiões cardíacos, médicos intervencionistas e cardiologistas clínicos, voltado para o processo de tomada de decisão e 2ª opinião em cardiologia, único em um Hospital exclusivamente do SUS e provavelmente um dos poucos no Brasil onde os pacientes complexos têm acesso aos melhores especialistas e nenhum procedimento é executado antes de ponderar riscos e benefícios com foco centrado no paciente, permitindo que diversos especialistas participem.
A decisão compartilhada escolhe o melhor tratamento para o paciente, baseado tanto nas melhores evidências científicas atuais, quanto nos resultados obtidos no próprio Hospital, essa estratégia é o que tem sido preconizada pelas diversas sociedades internacionais de Cardiologia.
A implantação do Heart Team tem evitado procedimentos cirúrgicos potencialmente desnecessários e o implante de múltiplos stents coronarianos, os pacientes contam também com um ambulatório específico com os melhores especialistas e todo o suporte para o tratamento clínico atual otimizado.

Desospitalização
A desospitalização de pacientes é um tema debatido por profissionais da área de saúde ao longo dos últimos anos. O objetivo desta prática é dar ao paciente um atendimento mais humanizado, em contato com sua família, reduzindo o tempo médio de permanência dos pacientes no hospital, diminuindo o risco de infecção, custos hospitalares, aumentando oferta de leitos e potencialização do serviço hospitalar no país.
Em maio de 2018 o Hospital Ana Nery deu início ao Programa de Desospitalização, com o uso de antibióticos e anticoagulantes orais, com consultas ambulatoriais sistemáticas e acompanhamento de uma equipe de profissionais do programa responsável pela avaliação dos pacientes, o que possibilita a inclusão no programa e otimização da alta hospitalar. Este é um modelo pioneiro nos hospitais da Bahia.

Serviço de odontologia hospitalar
O Hospital Ana Nery (HAN) é o único hospital público do Estado da Bahia a prestar assistência odontológica para pacientes nefropatas e cardiopatas internados em fase pré e pós-operatória.
Os pacientes com afecções bucais juntamente, com os comprometimentos sistêmicos acabam agravando o quadro da doença cardiovascular. A presença de infecções dentárias em um paciente prestes a realizar uma cirurgia cardíaca, pode contaminar a cirurgia, a prótese recém colocada, ou qualquer procedimento realizado nesses pacientes, devido ao transporte de bactérias presentes na boca pela circulação sanguínea, levando a Endocardite Bacteriana.
A inserção do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar do hospital, permite cuidar desses pacientes, de forma mais integral, para minimizar o risco de infecções, atenuando o quadro da doença, evitando a progressão para o leito de Unidades de tratamento intensivo, recuperando ainda mais rápido a saúde das pessoas internadas, permitindo maior rotatividades do leito.