Programa multidisciplinar de Insuficiência Cardíaca clínica avançada

A insuficiência cardíaca (IC) é a principal causa de hospitalização por doenças cardiovasculares no Brasil, com custos estimados pelo SUS de até 300 milhões anuais e são majoritariamente ocasionados pelo tratamento intra-hospitalar. O prognóstico da IC é caracterizado por re-hospitalizações, o que levou a atual gestão do Hospital Ana Nery a implantar em 2016 a Clínica de Insuficiência Cardíaca, adotando estratégias de cuidado multidisciplinar com orientações e medidas específicas para IC no período de hospitalização e no pós-alta hospitalar.

Este projeto tem o objetivo de viabilizar a atenção otimizada voltada para o reconhecimento e a prevenção de sintomas de descompensação, com consequente redução em re-hospitalizações. Mundialmente, estratégias afins têm sido implementadas visando à melhor qualidade de vida e efeitos positivos sobre a morbimortalidade dos indivíduos com IC. Nesse cenário, o tratamento da pessoa com IC deve priorizar o estabelecimento de vínculo entre os profissionais e os usuários, contemplando a adoção de estratégias de educação para a promoção do conhecimento sobre a Insuficiência Cardíaca, o autocuidado e a adesão a terapia farmacológica.

Apesar de ser recente, o Programa de Insuficiência Cardíaca do Hospital Ana Nery é um projeto pioneiro na Bahia e oportuniza ao usuário acometido por IC em situação de vulnerabilidade o atendimento especializado em serviço terciário face à complexidade desse agravo e aos profissionais envolvidos no atendimento a construção de cuidado centrado na pessoa. Desde a sua implementação o Programa fornece suporte a 360 pacientes, realizando atendimentos semanais, reduzindo o índice de re-hospitalizações em até 81%.