Como o primeiro capítulo de um livro em branco que contém 365 páginas assim é Janeiro, para muitos o mês de estabelecer metas e grandes expectativas. Pensando nessa perspectiva sociocultural em 2014 surgiu a campanha JANEIRO BRANCO a fim de trazer informações e incentivo sobre os cuidados com a Saúde Mental.

Apesar desse zelo ser importante em qualquer época, as pessoas tendem a ter um olhar mais introspectivo durante o primeiro mês do ano. Esse período é marcado por decisões significativas, início de projetos e mudanças de vida.

A psicologia entende com Saúde Mental a capacidade de se organizar interiormente e organizar o que está em volta. Saúde mental é a capacidade de tomar decisões em relação à própria vida. Envolve acessos à moradia digna, à educação de qualidade, à participação política, a escolhas de caminhos de vida.

O Plano Nacional de Saúde Mental é resultado de uma grande luta social. A favor de garantir que pessoas com transtornos mentais tenham acesso através do SUS – Sistema Único de Saúde – a uma rede de serviços de qualidade.

O Serviço de Psicologia do HAN apoia essa campanha e atua de forma a contribuir com o cuidado integral dos pacientes.

Fonte: Conselho Federal de Psicologia – Ministério da Saúde