História

O Hospital Ana Nery leva nome de uma grande voluntária baiana, nomeada a primeira enfermeira do Brasil e considerada heroína da pátria por sua dedicação, grandeza de alma e trabalho generoso nos campos de batalha do Paraguai, fazendo despertar em nosso país os conceitos de assistência nobre e humanizada. Cuidava dos anônimos doentes da guerra como se fossem seus próprios filhos, inspirando ao longo dos anos os profissionais de saúde no atendimento de qualidade aos doentes que são admitidos neste hospital.

A qualidade assistencial construída desde a sua inauguração, em 1964, associada a valores de integridade, humanidade, criatividade e trabalho árduo, resulta em atenção clínica de excelência e elevada oferta de procedimentos e serviços hospitalares. Tudo isso dentro do conceito contemporâneo de processos de trabalho sistematizados relacionados à qualidade e segurança do paciente.

Referência para o tratamento de pacientes com doenças em áreas de cardiologia, nefrologia, cirurgia vascular e transplantes, o hospital traz em sua vocação a atenção para a alta complexidade. Todos os procedimentos realizados no Hospital Ana Nery são exclusivamente custeados pelo SUS, sendo um hospital de gestão pública, fortalecido pelo convênio entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através de sua Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (FAPEX).

Assim, o hospital contribui para a formação de recursos humanos, cada vez mais engajados no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).