Gestão da Tecnologia da Informação

Benefícios do uso de sistemas de informação na gestão Hospitalar

Redução de erros médicos:

Sistemas de informação como PEP ( Prontuário Eletrônico do Paciente ) com inteligência clínica geram em tempo real alertas à equipe médica e de enfermagem, impedindo erros com interações medicamentosas, superdosagens, reações alérgicas, droga x diagnósticos, droga x resultado de exame e drogas x nutrientes, troca de medicamentos entre pacientes, administração das medicações em horários errados, atraso na checagem das medicações ou até mesmo a falta da prescrição de um exame para determinar o diagnóstico do paciente.

Visão Integral sobre os processos internos:

Um software de gestão hospitalar proporciona aos tomadores de decisão ter uma visão completa de todos os processos internos da instituição, passo inicial para otimizar procedimentos administrativos e dar mais dinamismo ao workflow. Reduzir o tempo de fechamento das contas, assegurar o ciclo correto de compras, reduzir as glosas hospitalares: quem conhece seu ambiente corporativo gerencia com excelência, o que é fundamental para manter a saúde da própria instituição.

Confiabilidade e Segurança no acesso das informações:

Informações clínicas e administrativas armazenadas em nuvem ou servidores locais, facilitando seu acesso por meio de qualquer dispositivo que conte com sinal de internet ou acesso permita acesso a rede interna.

Entretanto, por mais que isso possa gerar uma certa desconfiança a respeito da segurança dos dados, vale adiantar que todas as informações podem ser devidamente criptografadas, impedindo sua visualização por pessoas não autorizadas. Certificados digitais, backups e autenticação de dois fatores são outros dos muitos recursos de proteção que fazem dos registros hospitalares digitais muito mais seguros que anotações gravadas em planilhas, editores de textos, documentos em papel ou sistemas sem integração.