Cardiologia
No HAN, o setor de Cardiologia, atua na área Clínica (Cirúrgica e Pediátrica) e comporta a Residência Multiprofissional em Cardiologia. Além disso, funciona como campo de estágio do internato da FMB (Faculdade de Medicina da Bahia) da UFBA.
Agregado a esse serviço, o Ana Nery presta assistência ambulatorial, clínica, cirúrgica e intervencionista, com atendimento ambulatorial em diversas sub-especialidades, contando com UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) pós-cirúrgica, unidade coronariana, pronto atendimento referenciado com enfermarias clínicas e cirúrgicas, sendo o único serviço de reabilitação cardíaca público do Estado.
Disponibiliza assistência multidisciplinar em enfermagem, nutrição, odontologia, fisioterapia, farmácia, fonoaudiologia e psicologia. O hospital conta com profissionais altamente capacitados, e devido a isso pode ser considerado uma das principais referências nessa seara.
Cardiologia Pediátrica
O Hospital Ana Nery é o único a disponibilizar serviço público de assistência à criança cardiopata no Estado da Bahia. Para isso conta com os programas de Residência em Cardiologia Pediátrica, atuando como campo de estágio do internato II em pediatria da FMB – UFBA, sendo também campo de estágio dos R2 de pediatria do HUPES (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) e HGRS (Hospital Geral Roberto Santos), através de cooperação entre os hospitais.
Presta assistência ambulatorial, clínica, cirúrgica e intervencionista, e conta com pronto atendimento referenciado no intuito de avaliar crianças internadas em outras unidades hospitalares. Atua também oferecendo assistência multiprofissional envolvendo enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, nutrição e psicologia, tendo como parte integrante às suas instalações uma brinquedoteca, área complementar do Projeto Escola Feliz, que age em benefício dos pacientes do hospital.
Cirurgia cardíaca
O serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular do Hospital Ana Nery funciona desde maio de 2005 prestando serviços sob a forma de Procedimentos de Alta Complexidade em Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Angiologia e Cirurgia Vascular para pacientes do SUS.
Este serviço abrange:
- Procedimentos cirúrgicos para tratamento de pacientes neonatos, crianças e adultos portadores de Cardiopatias Congênitas;
- Procedimentos em Cirurgia de Revascularização do Miocárdio (pontes de veias safenas e enxertos arteriais de mamária, radial, etc.);
- Tratamento Cirúrgico das Valvulopatias (Mitrais, Aórticas e Tricuspídeas);
- Tratamento Cirúrgico de portadores de Doenças da Aorta Ascendente;
- Tratamento cirúrgico das Pericardites;
- Tratamento cirúrgico e Implantes de Dispositivos Endovasculares para Doenças da Aorta Descendente e Vasculopatias periféricas;
- Tratamento de portadores de cardiomiopatias com distúrbios do rítmo, para implantes de dispositivos para estimulação cardíaca e controles de arritmias (Marca-passos, Desfibriladores e Ressincronizadores).
O HAN conta com uma UPC (unidade pós-operatória) para adultos e uma UPC para pacientes neonatos e pediátricos além de uma UCO (Unidade Coronariana) para pacientes de clínica cardiológica e uma Unidade Semi-intensiva para pronto-atendimento, conhecida como P.A, de pacientes com instabilidade hemodinâmica na admissão de pacientes externos. Existem dois Centros Cirúrgicos, com salas para cirurgias Cardiovasculares, Cirurgia Geral e Nefrológica, incluindo transplantes renais.
Contamos com enfermarias de clínica cardiológica para atendimento de pacientes nos períodos pré e pós-operatório de adultos e uma enfermaria para pacientes pediátricos. Adicionalmente contamos com o suporte do Serviço de Hemodinâmica para realização de CAT (cineangiocardiografia e arteriografias); Tratamento de pacientes coronariopatas por Angioplastias Percutânea, implante de “STENTS” e Valvuloplastias por via Percutânea, etc.
Também dispomos de um Serviço de Diagnóstico por Imagens com Tomografia Computadorizada convencional e Tomógrafo especial de 66 “slices” para realização cardioangiotomografias, Arco Radiológico Cirúrgico para implante de marca-passos e arteriografias periféricas, além de Ecocardiografia transtorácica e Transesofágica e Ultrassonografia.
Outro importante apoio é prestado pelo Serviço de Nefrologia com Centro especial para Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Transplantes renais. O serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular interna mais de 300 pacientes mês e opera entre 65 e 90 pacientes/mês de alta complexidade em Cirurgia Cardiovascular, já tendo realizado mais de 3.500 desses tipos de procedimentos nos últimos 6 anos.
Clínica médica
O Hospital Ana Nery presta assistência em clínica médica ambulatorial e hospitalar. Dispõe atualmente de 26 leitos, prestando assistência em modo multidisciplinar em: enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, médica, nutrição, odontologia e psicologia.
Além disso, a sua enfermaria é totalmente integrada à Central de Regulação do Estado, dispondo de preceptores com formação em Gastroenterologia, Pneumologia, Cardiologia, Reumatologia, Endocrinologia, Infectologia, Neurologia e Hematologia.
O Programa de residência médica em Clínica Médica do Hospital Ana Nery ampliou em 2009 o número de residentes, de quatro para oito residentes, sendo também pioneiro na inclusão de período de estágio em Unidade Básica de Saúde da Família. Sua atuação fez com que saltasse do 6º para o 3º lugar na opção dos Médicos Residentes.
Os Médicos Residentes em Clinica Médica do Hospital Ana Nery têm alcançados as primeiras colocações nos concursos de Residência Médica em áreas como Gastroenterologia, Endocrinologia e Pneumologia. Em 2009 a Residência Médica em Clinica Médica ampliou o número de residentes de quatro para oito residentes.
Cirurgia geral
O Serviço de Cirurgia Geral do HAN abriga as áreas de Cirurgia Ambulatorial, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, lideradas e compostas por profissionais de larga experiência e reconhecimento nacional. Os especialistas, devidamente titulados, se distribuem entre as áreas de Cirurgia Geral, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia Oncológica.
O Programa de Residência em Cirurgia Geral, devidamente credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica / MEC é ponto forte do Serviço, ocupando lugar de destaque entre os candidatos que se submetem ao Concurso Unificado da Bahia. Atualmente o Programa possui 18 residentes, distribuídos entre 1º, 2º e 3º anos.
Nefrologia
O Serviço de Nefrologia no HAN comporta o Programa de Transplante Renal totalmente consolidado, sendo o único serviço público no Estado a realizar transplante renal pediátrico. Conta com ambulatório de doença óssea, com a finalidade de promover o tratamento da doença metabólica, realizando paratireoidectomia, com o suporte da equipe de bucomaxilofacial, para realização de reconstituição de face.
Atua também através do Programa de Residência Médica, renovado pelo MEC com mérito e sem restrições. A equipe de residentes possui na unidade, todos os campos necessários à sua formação, não necessitando de outros serviços. O serviço de Hemodiálise funciona em três turnos, de segunda a sábado.
Cirurgia vascular
O HAN comporta o programa de Residência em Cirurgia Vascular, atuando como campo de estágio do internato da FMB – UFBA e campo de estágio dos residentes de cirurgia vascular do HUPES, através de cooperação entre as unidades. Presta assistência ambulatorial, clínica, cirúrgica e intervencionista, além de efetuar intervenções endovasculares periféricas em aorta e implantes de endopróteses.
Transplante de órgãos
O Serviço de Transplante de Órgãos do HAN tem a finalidade de implantar e manter os serviços de Transplante Cardíaco e Pulmonar, assim como implementar ações para reestruturar o Serviço de Transplante Renal. Para realização desta proposta, o Hospital Ana Nery tem projetos de reestruturação física, com criação de três novos leitos de isolamento em UTI, modificações no centro cirúrgico com criação de mais uma sala cirúrgica para realização de procedimentos de alta complexidade, estruturação de uma enfermaria específica para internamento dos pacientes do serviço, assim como a manutenção de um ambulatório específico para avaliação e acompanhamento dos pacientes que necessitam ser submetidos a um ou outro tipo de Transplante.
Estimulados pela Central de Transplantes do Estado da Bahia da SESAB e do Ministério da Saúde, o HAN está formando uma estrutura de recursos humanos, onde contaremos com o apoio dos serviços de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Imunologia, Anatomia Patológica, Banco de Sangue, Laboratório de Análises Clínicas e Imunologia, Hemodinâmica, Ecocardiografia, reabilitação Cardiorespiratória, Nefrologia, Pneumologia, Neurologia, Infectologia, Medicina Intensiva, Odontologia, Farmácia de alta complexidade, etc.
Videolaparoscopia
A Videolaparoscopia é um método usado para realização de cirurgias, que utiliza pequenas incisões, de cerca de um centímetro, na parede abdominal ou torácica, tornando o procedimento menos invasivo. Através deste procedimento o índice de infecção praticamente inexiste, assim como a dor no pós-operatório diminui relevantemente, raramente necessitando do uso de analgésicos. Com esses procedimentos, o tempo médio de internamento hospitalar é de 24horas, e o retorno ao trabalho de cinco a oito dias.
O HAN dispõe de 02(duas) salas no centro cirúrgico para execução deste procedimento, cada uma equipada com aparelhagem específica de vídeocirurgia composta de um SET onde se encontra um monitor, um processador, um insuflador, uma fonte de luz com lâmpada XENON, um gravador, microcâmara, fibra ótica, óticas de 30º e 0º, além das pinças específicas para esta tecnologia, e realização do procedimento, sendo todo esse material de última geração.
Além da cirurgia geral, também realizamos cirurgias ginecológicas, urológicas, torácicas, além de vídeolaparoscopias diagnóstica. O serviço é credenciado pelo MEC para residência cirúrgica específica em videolaparoscopia, onde dispomos de 03(três) vagas para residentes de todo Estado da Federação.
O serviço de Videolaparoscopia no HAN realiza uma média de 60 procedimentos por mês, contudo, tem capacidade de atendimento superior a atual demanda, sendo exclusivamente direcionado ao público que utiliza a rede SUS. O serviço tem como objetivo oferecer aos pacientes um tratamento cirúrgico de alto padrão em conformidade com o estado atual tecnológico dos recursos próprios do setor.