Heart Team: Médicos do Ana Nery debatem casos complexos de pacientes

Foi realizada na última terça-feira 06 de agosto, mais uma reunião semanal do Heart Team (Time do Coração) do Hospital Ana Nery.

Formado por equipes de cirurgiões cardíacos, anestesistas, cardiologistas clínicos, hemodinamicistas, enfermagem especializada, engenharia clínica e direção médica, o Heart Team tem como foco discutir os casos mais complexos, nos quais a decisão de intervir de forma percutânea ou cirúrgica não está clara.

Nesta terça (06/08), foi discutido o caso de uma mulher (72 anos) e dois homens (37 e 48 anos).

Nas reuniões do Heart Team, cada apresentação é liderada pelo clínico líder da enfermaria, com a apresentação feita pelo residente. Todos podem opinar e, em caso de não haver consenso, o clínico líder pode conduzir de forma orientada pelos melhores interesses do paciente e sua família.

Para casos mais avançados, há a participação da equipe especializada de cuidados proporcionais e paliações.

Além disso, todas as reuniões são registradas e compõem um acervo para pesquisa e consulta de casos complexos conduzidos pelo hospital. 

Confira a decisão do caso apresentado na reunião anterior (30/07):

Homem, 38 anos. Diagnóstico: insuficiência cardíaca congestiva com fração de ejeção reduzida (ICFEr 39%) de etiologia valvar, valvopatia aórtica, endocardite infecciosa tardia em prótese biológica em válvula aórtica, dupla lesão valvar aórtica (insuficiência importante e estenose leve), troca valvar aórtica (bicúspide) por prótese biológica em 2013, tromboembolismo pulmonar (TEP) e hipertensão arterial pulmonar (HAP) moderada. Proposta clínico líder: cirurgia de troca de válvula aórtica – definir momento.

Decisão do Heart Team: Trata-se de paciente com quadro de falta de ar aos moderados esforços e dor no peito inespecífica há 4 meses com. Realizou exame de ecocardiograma em 04/05/24 que evidenciou vegetação em prótese aórtica biológica, sendo iniciado tratamento com antibiótico para endocardite. Foi decidido cirurgia de troca de válvula aórtica, por consensualidade.

Homem, 27 anos. Diagnóstico: insuficiência cardíaca de etiologia valvar, disfunção de prótese mecânica mitral do tipo insuficiência grave secundário a deiscência do disco, mismatch em prótese mecânica aórtica, insuficiência tricúspide moderada, hipertensão arterial pulmonar, anemia hemolítica, troca de válvula aórtica e mitral mecânicas em 2013, plastia de valva mitral e troca aórtica em 2011 e valvulopatía reumática. Proposta clínico líder: cirurgia de troca de valva mitral (TVM).

Decisão do Heart Team: Trata-se de paciente com falta de ar progressiva nos últimos 2 meses, associado com episódios de taquicardia e necessidade de idas à emergência. No momento compensado clinicamente e apresentando desnutrição moderada. Diante do alto risco cirúrgico, paciente sintomático, complicação mecânica, sem outras possibilidades terapêuticas, proposta de seguir com tratamento cirúrgico de TVM, compartilhando com o paciente e família os riscos e prestando cuidado multidisciplinar. Consensual.