HAN implanta Comitê de Aconselhamento Bioético

No dia 05/07 (sexta-feira), o Hospital Ana Nery (HAN) implantou o Comitê de Aconselhamento Bioético, formado por profissionais da área de saúde da própria Unidade, inclusive a Diretoria Médica, especialistas em bioética e em direitos humanos de fora do hospital, além de pessoas da comunidade.

De acordo com o Diretor Geral do HAN, Dr. Luiz Carlos Passos, o Comitê de Aconselhamento Bioético é particularmente importante para um hospital como o Ana Nery, porque a Unidade é a única referência do Estado para doenças de alta complexidade renal e cardiovascular, como cardiopatias congênitas, doenças da aorta e da coronária e insuficiência cardíaca.

“Esses pacientes podem chegar em um estágio de doença onde o tratamento curativo já não é mais possível e o tratamento indicado passa a ser o de paliação. Nesse momento, é necessário levarmos em consideração não somente a decisão de oferecer um tratamento de cuidados proporcionais, mas também o respeito aos desejos do paciente e de seus familiares, às tradições e à cultura local, bem como às questões regionais e socioeconômicas, vivenciadas por ele”, destacou o Diretor Geral.

Então, uma das principais demandas do referido Comitê, ainda segundo Dr. Luiz Carlos Passos, será direcionar a equipe multiprofissional para que os tratamentos oferecidos pelo Serviço abarquem não apenas o aspecto técnico-científico, que é mais objetivo e racional, como sobretudo o humanístico, no que se refere aos valores e aos direitos humanos. É imprescindível que todas as ações atinentes ao cuidado sejam centradas no paciente e não no procedimento.

O Comitê de Aconselhamento Bioético, em breve, divulgará suas próximas atividades, com o intuito de difundir – de forma sistemática e pluralista – uma conduta humana no âmbito da ciência da vida e da saúde, de forma a proporcionar uma camada adicional de segurança aos pacientes assistidos pela Unidade.