Heart Team: Médicos do Ana Nery debatem casos complexos de pacientes

Heart Team: Médicos do Ana Nery debatem casos complexos de pacientes

Foi realizada na última terça-feira, 04 de junho, mais uma reunião semanal do Heart Team (Time do Coração) do Hospital Ana Nery.

Formado por equipes de cirurgiões cardíacos, anestesistas, cardiologistas clínicos, hemodinamicistas, enfermagem especializada, engenharia clínica e direção médica, o Heart Team tem como foco discutir os casos mais complexos, nos quais a decisão de intervir de forma percutânea ou cirúrgica não está clara.

Nesta terça (04/06), foram discutidos os casos de duas mulheres (46 e 57 anos) e de um homem (70 anos).

Nas reuniões do Heart Team, cada apresentação é liderada pelo clínico líder da enfermaria, com a apresentação feita pelo residente. Todos podem opinar e, em caso de não haver consenso, o clínico líder pode conduzir de forma orientada pelos melhores interesses do paciente e sua família.

Para casos mais avançados, há a participação da equipe especializada de cuidados proporcionais e paliações.

Além disso, todas as reuniões são registradas e compõem um acervo para pesquisa e consulta de casos complexos conduzidos pelo hospital. 

 

Confira a decisão do caso apresentado na reunião anterior (28/05):

Homem, 70 anos com quadro de hipertensão arterial sistêmica (HAS), hipertiroidismo subclínico, doença arterial coronariana (DAC) estável, doença renal crônica (DRC) agudizada.Proposta do médico assistente: Tratamento clínico.

Decisão de Heart Team: Trata-se paciente com insuficiência cardíaca (IC) descompensada, de difícil manejo e tratamento limitado, optado por seguir em tratamento clínico, por consenso.

 

Mulher, 57 anos com quadro de hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM) tipo 2), ex-tabagista, infarto agudo do miocárdio (IAM) com angioplastia (ATC)  de coronária circunflexa (CX) em 2017, infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSST) em 26/05/2024. Em 26/05/2024 realizou angioplastia primária de descendente anterior (DA) com 01 stent farmacológico e em 27/05/24 cirurgia de infartectomia. Proposta do médico assistente: Tratamento clínico.

Decisão do Heart Team: trata-se de paciente com complicação após infarto agudo do miocárdio, de ruptura de parede livre do ventrículo esquerdo e choque cardiogênico, optado por seguir em tratamento clínico, por consenso.

 

Mulher, 46 anos com quadro de fibrilação atrial permanente, insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida, doença arterial coronariana (DAC) estável, insuficiência tricúspide importante funcional, estenose mitral importante, insuficiência aórtica moderada e hipertensão pulmonar. Proposta do médico assistente: Tratamento cirúrgico.

Decisão do Heart Team: trata-se de paciente com melhora da falta de ar e compensação da insuficiência cardíaca após otimização medicamentosa, porém com necessidade de realizar novos exames para definição de cirurgia. Decidido por tratamento clínico no momento, realizar exame de ecocardiograma direcionado para função do ventrículo direito, insuficiência tricúspide e função aórtica e posteriormente, rediscutir em nova reunião do Heart Team.