HAN promove Curso para Formação de Brigada de Incêndio

Com vistas a ampliar a segurança dos funcionários, pacientes, visitantes e acompanhantes, que circulam diariamente no Hospital Ana Nery (HAN), incluindo a proteção do patrimônio e a preservação do meio ambiente, a Diretoria, por meio da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USO/FAPEX), deu início ao Curso para Formação da Brigada de Incêndio da Unidade.

O treinamento, que é realizado por empresa especializada e credenciada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), teve início em 16 de janeiro de 2024 e objetiva capacitar o público interno para identificar sinais de risco e princípios de incêndio, bem como realizar os procedimentos adequados, caso ocorra algum incidente.

De acordo com Vagner Aleixo, Técnico de Segurança do Trabalho da Instituição, é fundamental treinar os profissionais das mais diversas áreas e em todos os turnos de trabalho no HAN, visto que tais colaboradores serão uma linha de defesa importante contra acidentes e poderão salvar vidas. “Os conhecimentos adquiridos nesse treinamento ultrapassam o contexto hospitalar, uma vez que poderão ser utilizados em várias situações do nosso cotidiano, inclusive em casa”, complementou.

O presente curso é um marco para a Unidade, pois além de ser um evento que reúne todas as categorias profissionais que atuam no Hospital, centenas de pessoas estão sendo preparadas para avaliar os riscos existentes, inspecionar equipamentos de combate a incêndio, orientar sobre rotas de fuga, elaborar relatórios de irregularidades encontradas no sistema e agir no caso de um possível sinistro. “Se as pessoas estiverem treinadas para essas situações e aprenderem a realizar os primeiros atendimentos, as ações serão muito mais efetivas na prevenção e resposta às emergências”, explicou Vagner Aleixo.