HAN realiza 1º implante de microdispositivo cardíaco do Estado

No dia 22/12/23, às 11h, a equipe do Hospital Ana Nery realizou o primeiro implante de microdispositivo cardíaco do Estado. Aquela foi a terceira vez que o procedimento foi realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O dispositivo implantado é 93% menor que os marca-passos convencionais e possui aproximadamente o tamanho de uma grande cápsula de vitaminas. Ao contrário da maioria dos dispositivos existentes no mercado, que são colocados no peito do paciente com eletrodos direcionados ao coração, esse não possui cabo eletrodo porque é implantado diretamente no coração.

O paciente beneficiado com o implante tem outras comorbidades importantes e a inviabilidade de acesso venoso para estimulação artificial definitiva, pois possui obstrução de veia inominada, visto que dialisa há 10 anos. Apresenta fístula em membro superior esquerdo com dilatação aneurismática e, além disso, teve complicação de endocardite infecciosa e ainda estava com suporte de um marca-passo provisório em veia subclávia direita.

De acordo com Dr. Luiz Carlos Passos, Prof. da UFBA, Cardiologista e Diretor Geral da Unidade, “por não possuir eletrodos e não requerer incisão no peito do paciente, são mínimas as possibilidades de complicações após o implante desse microdispositivo cardíaco. Ademais, o Hospital Ana Nery tem entre os seus propósitos estar sempre proporcionando aos pacientes e profissionais oportunidades de acesso às mais novas tecnologias em saúde”, destacou.