Heart Team: Médicos do Ana Nery debatem casos complexos de pacientes

Heart Team: Médicos do Ana Nery debatem casos complexos de pacientes

Foi realizada na manhã da última terça-feira, 12 de março, mais uma reunião semanal do Heart Team (Time do Coração) do Hospital Ana Nery.

Formada por equipes de cirurgiões cardíacos, anestesistas, cardiologistas clínicos, hemodinamicistas, enfermagem especializada, engenharia clínica e direção médica, o Heart Team tem como foco discutir os casos mais complexos, nos quais a decisão de intervir de forma percutânea ou cirúrgica não está clara.

Na terça (12/03), foram discutidos os casos de uma mulher (59 anos) e de três homens (55, 68 e 75 anos).

Nas reuniões do Heart Team, cada apresentação é liderada pelo clínico líder da enfermaria, com a apresentação feita pelo residente. Todos podem opinar e, em caso de não haver consenso, o clínico líder pode conduzir de forma orientada pelos melhores interesses do paciente e sua família.

Para casos mais avançados, há a participação da equipe especializada de cuidados proporcionais e paliação.

Além disso, todas as reuniões são registradas e compõem um acervo para pesquisa e consulta de casos complexos conduzidos pelo hospital.

 

Confira a decisão do caso apresentado na reunião anterior (05/03/24):

Homem, 68 anos, com diagnóstico de Doença Arterial Coronariana (DAC) estável – acometimento triarterial; Insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER 33 > 38%) de etiologia isquêmica; Insuficiência Mitral (IM) moderada secundária; Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS); Dislipidemia (DLP).Proposta do médico assistente: Tratamento Clínico.

Decisão do Heart Team: Diante de doença pulmonar, disfunção ventricular esquerda com fração de ejeção reduzida e lesões desfavoráveis para abordagem percutânea, optou-se por seguir em tratamento clínico de acordo com opinião do médico líder, por consenso.

Homem, 56 anos, com diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio (IAMSST) em 30/12/2023 – Killip II; Doença Arterial Coronariana (DAC) biarterial; Insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER 26% S); Hipertensão arterial sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM) – dor neuropática; Insuficiência Mitral (IM) discreta; Transtorno de ansiedade; Ex-tabagista. Proposta do médico assistente: Cirurgia de Revascularização do Miocárdio.

Decisão do Heart Team:Diante de paciente jovem, funcional e lesões factíveis de abordagem, definido por seguir com cirurgia de revascularização do miocárdio de acordo com opinião de médico líder, por consenso.

Mulher, 75 anos, com diagnóstico de Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) grave; Doença Arterial Coronariana (DAC) triarterial; Angina instável; Hipertensão arterial sistêmica (HAS); Insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER: 64%); Dislipidemia; Diabetes Mellitus (DM); Passado de Acidente Vascular Cerebral (AVC) com sequela de amaurose à esquerda e passado de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) em 2012. Proposta do médico assistente: Tratamento Clínico.

Decisão do Heart Team: Diante de paciente idosa, obesa, com doença pulmonar grave e com alto risco de complicações, desfavorável para abordagem percutânea, definiu-se por tratamento clínico de acordo com opinião do médico líder, por consenso.