Heart Team: Médicos do Ana Nery debatem casos complexos de pacientes

Foi realizada na manhã da última terça-feira, 5 de março, mais uma reunião semanal do Heart Team (Time do Coração) do Hospital Ana Nery.

Formada por equipes de cirurgiões cardíacos, anestesistas, cardiologistas clínicos, hemodinamicistas, enfermagem especializada, engenharia clínica e direção médica, o Heart Team tem como foco discutir os casos mais complexos, nos quais a decisão de intervir de forma percutânea ou cirúrgica não está clara.

Na terça (05/03), foram discutidos os casos de umamulher (85 anos) e de dois homens (56 e 68 anos).

Nas reuniões do Heart Team, cada apresentação é liderada pelo clínico líder da enfermaria, com a apresentação feita pelo residente. Todos podem opinar e, em caso de não haver consenso, o clínico líder pode conduzir de forma orientada pelos melhores interesses do paciente e sua família.

Para casos mais avançados, há a participação da equipe especializada de cuidados proporcionais e paliação.

Além disso, todas as reuniões são registradas e compõem um acervo para pesquisa e consulta de casos complexos conduzidos pelo hospital.

 

Confira a decisão do caso apresentado na reunião anterior (20/02/24):

Mulher, 62 anos, com diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio em 02/02/24 (IAMSST); Doença Arterial Coronariana (DAC) triarterial; Pápulas eritemasosas + prurido intenso em tórax e abdome Secundário a Escabiose?; Transtorno bipolar. Trata-se de paciente com exame de Cateterismo Cardíaco (CATE) em fevereiro/2024 com evidência de padrão triarterial e lesão de Tronco de coronária esquerda (TCE) de 75-90% no terço distal.Proposta do médico assistente: Cirurgia de revascularização miocárdica.

Decisão do Heart Team: Diante de lesão grave de TCE, fragilidade leve e presença de rede de apoio familiar para tecer cuidados, optou-se por realização de Cirurgia de revascularização miocárdica de acordo com a opinião de médico líder, por consenso.

Mulher, 78 anos, com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) em 03/02/24; Doença Arterial Coronariana (DAC) triarterial; Passado de IAM em 2021; Insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER 31%) – Etiologia isquêmica?; Hipertensão arterial sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM); Hipotireoidismo. Trata-se de paciente com exame de Cateterismo Cardíaco (CATE) em fevereiro/2024 com Artéria Descendente Anterior (DA) apresentando calcificação importante e lesão de 99% logo após o seu primeiro ramo diagonal, Primeiro ramo diagonal de grande expressão anatômica, com lesão de 95% na sua origem e Artéria coronária direita (CD) apresentando calcificaçãosevera e difusa, com lesões de 95% na sua origem e na sua porção proximal. Proposta do médico assistente: Angioplastia de descendente anterior e diagonal.

Decisão do Heart Team: Diante da complexa anatomia para realização da angioplastia, fragilidade moderada e prévio tratamento clínico, optou-se por seguir em tratamento clínico com otimização das medicações e acompanhamento no ambulatório, por consenso da equipe assistente.

Homem, 40 anos, com Dissecção de Aorta Stanford A; Insuficiência Aórtica grave; Insuficiência Mitral moderada; Insuficiência Tricúspide moderada; Hipertensão Pulmonar; Insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICFER 39%%) > Disfunção moderada de Ventrículo direito; Crise de abstinência química 09/02; Cirurgia ortopédica em joelho direito em agosto/2018 > Tromboembolismo pulmonar em setembro 2018; Tabagista. Trata-se de paciente com descompensação da insuficiência cardíaca e doença da raiz da aorta. Proposta do médico assistente: Cirurgia de Bentall de Bono + Troca de válvula mitral.

Decisão do Heart Team: Diante de disfunção moderada do ventrículo direito, insuficiência mitral moderada e aumento de risco por abordagem da válvula tricúspide, optou-se por seguir com cirurgia de Bentall de Bono de acordo com opinião de médico líder, por consenso.

Homem, 61 anos com Insuficiência Mitral grave secundário prolapso; Insuficiência Tricúspide grave, Doença Arterial Coronariana (DAC) estável; Hipertensão pulmonar grave, Disfunção de ventrículo direito. Trata-se de paciente com disfunção de ventrículo direito, clínico, mas que vem compensado com medicação. Proposta do médico assistente: Cirurgia de Revascularização do miocárdio + Plastia mitral.

Decisão do Heart Team: Diante de pequena lesão de tronco, disfunção grave do ventrículo direito que aumenta a mortalidade, optou-se por seguir com cirurgia de Troca de válvula mitral com uso de assistência ventricular se necessário e realização de ecocardiograma transesofágico em sala de acordo com opinião de médico líder, por consenso.