Trabalho orientado pelo Cardiologista e Prof. da UFBA, Dr. Luiz Carlos Passos, auxilia a tomada de decisão clínica e otimiza o cuidado com o paciente idoso
No dia 08/01/24, foi publicado na revista internacional BMC Geriatrics um ensaio clínico randomizado triplo cego que mostrou a eficácia do aplicativo MPI Brasil (https://www.socialtech.org.br/mpibrasil/), no que tange à redução da prescrição inapropriada para pessoas idosas na atenção primária à saúde.
O Aplicativo MPI Brasil é um instrumento de busca rápida sobre Medicamentos Potencialmente Inapropriados (MPI) para pessoas idosas, que visa a auxiliar a tomada de decisão clínica e otimizar o cuidado com pacientes dessa faixa etária. A ferramenta apresenta ainda informações sobre as condições clínicas que o MPI deve ser evitado, as alternativas terapêuticas e orientações de desprescrição (retirada gradual através da diminuição de doses) e de monitoramento (caso o uso do MPI seja realmente necessário). Através do app, o profissional de saúde tem acesso às informações sobre os MPI no momento do atendimento de forma rápida, acessível e por meio de uma fonte baseada em evidências.
O estudo é parte da tese de doutorado da Profa. Welma Wildes Amorim, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e conta com a orientação do Cardiologista Dr. Luiz Carlos Passos, Professor do Programa de Pós-graduação de Medicina e Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
📌 Clique aqui para fazer o download na íntegra do referido artigo.