Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita

O Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita foi instituído em 2012, através de Projeto de Lei, com o objetivo de alertar e esclarecer a população em geral sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento das cardiopatias congênitas. A cardiopatia congênita é a má formação cardíaca que está presente durante o desenvolvimento do feto.

A causa inclui vários fatores, que vão desde os ambientais, genéticos, uso de medicamentos e drogas, doença materna como o diabetes, lúpus e infecções como a rubéola e a sífilis, que possam agir no momento de formação do coração fetal e ocorre nas primeiras oito semanas de gravidez.

Todos os anos, cerca de 130 milhões de crianças nascem no mundo com algum tipo de cardiopatia congênita. Só no Brasil, são mais de 21 mil bebês que precisam de algum tipo de intervenção cirúrgica para sobreviver. Desses, cerca de 6% morrem antes de completar um ano.

O Hospital Ana Nery é a principal referência em tratamento de crianças cardiopatas da Bahia, tendo realizado 2.800 cirurgias cardíacas, destacando um aumento significativo no número de procedimentos a partir de 2015. O serviço responde por aproximadamente 54% das cirurgias cardíacas pediátricas realizadas no estado da Bahia.

O dia de hoje renova nossas energias para seguirmos trabalhando incansavelmente, trazendo esperança e transformando a vida de milhares de pessoas.