Hospital Ana Nery realiza 2º transplante cardíaco na Bahia pelo SUS

O dia 1º de maio teve mais um motivo para ser celebrado este ano na Bahia, além do Dia do Trabalhador, o Hospital Ana Nery inaugura uma nova fase no cuidado do paciente com insuficiência cardíaca grave. Segundo o Dr. Marco Guedes, cirurgião cardiovascular e coordenador do programa de transplante cardíaco, “faltava consolidar o último degrau no tratamento integral ao paciente com essa doença grave e incapacitante, de forma estruturada, madura e sólida, fechando um ciclo que se iniciou há 03 anos”.

O paciente que recebeu o coração novo, um homem jovem de aproximadamente 40 anos, sofria de insuficiência cardíaca crônica e estava dependente de medicações infundidas diretamente na veia para manter sua vida há cerca de 30 dias. O procedimento foi realizado com sucesso e acompanhado por toda a equipe multidisciplinar de transplante da instituição.

Segundo o cardiologista e Diretor Geral do hospital, Dr. Luiz Carlos Passos, “O Hospital Ana Nery desenvolveu nos últimos anos um novo modelo de cuidado multiprofissional orientado para o paciente com insuficiência cardíaca, com foco em atenção crescente e individualizada, visando oferecer um tratamento completo com medicamentos, dispositivos eletrônicos e transplante cardíaco, etapa de maior complexidade nessa cadeia. Sem dúvida, a Bahia tem agora um centro de excelência para o tratamento dessa doença tão grave”.

Por fim, Dr. Luiz Carlos Passos reitera a importância da população nesse processo, “não adianta nós, como instituição, avançarmos em investimentos e tecnologia, se nós, como ser humanos, não nos conscientizarmos do nosso papel na sociedade. É emocionante ver uma família, mesmo após um momento de tanta dor, revelar seu lado mais humano e permitir que a vida se prolongue, amenizando o sofrimento de outro. Sem dúvida, o transplante cardíaco é uma grande amostra da nossa humanidade enquanto sociedade, e portanto, ao doador e à família um agradecimento especial”.