O Hospital Ana Nery é uma unidade de saúde voltada para o ensino e o desenvolvimento de habilidades da boa prática da medicina, tendo grande importância na formação e capacitação de profissionais de saúde. O HAN iniciou o programa de ensino e pesquisa em 2008, que conta com duas residências: médica e multiprofissional em Cardiologia.

O hospital também oferece estágios para nível superior nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, psicologia, serviço social e nutrição. E, para ensino técnico, em enfermagem e radiologia.

O objetivo é formar profissionais com ampla gama de ações de atenção à saúde, indo da atenção primária à atenção terciária de alta complexidade, com características de inovação direcionada às necessidades, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de produção científica.

Residência médica

A Residência médica é voltada para recém saídos da graduação de medicina. Atualmente o hospital oferece programas nas áreas de: clínica médica, cirurgia geral, cardiologia, cirurgia vascular, nefrologia, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia do trauma. A residência médica do HAN constitui modalidade de especialização médica devidamente regularizada por lei e se insere na forma de pós-graduação latu sensu.

Durante dois anos, através da atuação da Residência Médica e utilizando-se dos conhecimentos acumulados na graduação, os residentes buscam desenvolver competências e habilidades especiais voltadas para a melhor capacitação do exercício da prática médica, através de uma programação didática, desenvolvida entre sessões clínicas, aulas de atualização, seminários, simpósios e cursos; o que proporciona, por meio de pesquisa direcionada para a prática clínica, um espaço importante nas atividades dos médicos residentes.

Coordenação

A coordenação do programa de residência médica é exercida pelo professor Álvaro Nonato, que também é vice-presidente da Comissão Estadual de Residência Médica (Bahia), coordenador regional da Comissão Nacional de Residência Médica e professor assistente de cirurgia, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Preside a Associação Brasileira de Medicina e Arte, é coordenador médico do Hospital Português da Bahia e conselheiro titular do Conselho Regional de Medicina (onde preside a 1ª Câmara do Tribunal de Ética Médica).

 

Residência multiprofissional

A residência multiprofissional em cardiologia está voltada para profissionais de outras áreas da saúde como enfermagem, fisioterapia, odontologia, nutrição e psicologia; que desejam atuar na recuperação de pacientes cardiopatas.

É única no estado e tem impacto direto na qualidade do cuidado às doenças cardiovasculares, tanto no cuidado ao cardiopata como na prevenção das doenças cardíacas e suas recorrências.

Anualmente são disponibilizadas XX vagas para residentes de primeiro e segundo ano, sendo divididas em: XX enfermagem XX psicologia, XX odontologia, etc. Conta com uma equipe profissional que engloba todas as áreas de atuação disponibilizadas, com cerca de 20 profissionais entre preceptores e coordenadores.

Coordenação

A coordenação da residência multiprofissional do HAN cabe ao professor Armênio Costa Guimarães.